sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Que a Vida nos leve


Irmão Paulo Petry, fsc

"Deixa a vida me levar.
Vida leva eu!
Sou feliz e agradeço
por tudo que Deus me deu"
Composição: Serginho Meriti
Canta: Zeca Pagodinho


Diferentes personagens bíblicos e da história da humanidade poderiam fazer coro com Zeca Pagodinho, quando canta o refrão acima. Ouvindo assim de primeira, alguns poderiam afirmar que o autor desta música parece ser alguém muito passivo, acomodado, esperando que a vida o leve, que tudo aconteça sem envolvimento ou compromisso da parte dele. Contudo, podemos contestar esta afirmação, se lermos com atenção e sob ओutra perspectiva.

Transparece neste pequeno refrão uma grande riqueza, se o nosso filtro for a obediência ao Senhor da Vida e a busca da vontade de Deus em nossa vida. Acreditando que Ele chama a cada um de nós para viver intensamente, testemunhar sua presença no mundo e proclamar o valor maior que nos concedeu - a vida - , é até natural dizer que a vida deve nos levar. Acreditando nas palavras de Jesus Cristo "eu sou o caminho, a verdade e a vida" (Jo 14,6), outra vez devemos dizer: deixa a Vida me levar. Contudo não é qualquer vida que deve nos levar. A vida que nos há de levar seja aquela desejada, defendida e assumida por nosso Salvador: "eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância" (Jo 10,10). Assim, já não podemos dizer que ser levado pela vida seja uma atitude passiva. Querer, como Nosso Senhor a quis, a vida em abundância, é envolver-se na defesa da vida, é cuidar dela com carinho, é buscar condições para que ela possa se manifestar fartamente, em abundância.

Como vocacionados respondemos ao Deus da Vida, e por isso, junto com o refrão "deixa a vida me levar" aceitamos os desafios e os compromissos inerentes ao seguimento de Jesus Cristo. Ele, o Filho amado, em tudo fez a vontade do Pai. Ele, a Vida plena, deixou-se levar pela vontade do autor da vida. Ele, justamente por ser obediente ao Pai, a todo momento mostrava seu envolvimento com os que se aproximavam dele em busca de mais vida. Ele, deixando-se levar pela vida, curou os doentes, devolveu a vista aos cegos, entrou em contato com pecadores e outros desprezados pela humanidade. Acolheu com carinho as crianças, defendeu o estrangeiro e a viúva. Em sua proposta de Reino acolheu todos os seres humanos de boa vontade. Com seu jeito simples, através de gestos, palavras e ações, Jesus louvava o Deus da Vida, e agradecia por tudo o que em sua bondade infinita lhe concedia: "Eu te louvo ó Pai, porque revelaste estas coisas aos pequeninos" (Mt 11,25).

Deixa a vida me levar... Como vocacionados, devemos todo dia colocar-nos nesta disposição, de deixar-nos levar pela Vida, pelo autor da vida, pelo Deus da vida. A cada amanhecer, nossa primeira oração deve voltar-se a Ele para dizer-lhe que o nosso pensar e agir daquele novo dia será consoante com a vontade dele. Nosso primeiro gesto, junto com a oração inicial do novo dia, há de ser então a abertura de coração para compreender sua santa vontade e desta forma melhor responder ao seu chamado. Buscando, pois constantemente a vontade de Deus a nosso respeito, deixando que Ele conduza nosso viver, certamente nossos compromissos diários revelarão ao mundo um pouco mais do rosto divino. Uma vez conscientes da presença de Deus, conscientes de que Ele leva e conduz a nossa vida, saberemos também que já não podemos esperar passivamente as coisas acontecerem. Saberemos que na busca da vontade do Deus da Vida teremos que arregaçar as mangas, comprometer-nos com Ele, isto é, colocar-nos ao seu dispor servindo o próximo.

O serviço ao próximo que somos chamados a assumir como vocação não é o mesmo para todos. Contudo, alguns de nós seguimos Jesus Cristo dentro de uma comunidade, na qual convivemos com pessoas que têm um mesmo ideal, um mesmo carisma e que são inspirados por um gesto, uma atitude ou alguma palavra do Senhor da Vida. Assim temos comunidades religiosas fundadas no decorrer da história para atender determinadas necessidades do ser humano. Comunidades religiosas fundadas para revelar o rosto de Cristo nesta ou naquela realidade. Destacamos aqui o nome de apenas três mulheres e de três homens que, deixando-se inspirar pelo Espírito Santo, fundaram congregações e ordens religiosas para testemunhar os valores do Reino de Deus na História da Igreja e da humanidade. Assim temos: Santa Maria Domingos Mazarello - Fundadora da Congregação Filhas de Maria Auxiliadora; Santa Luiza de Marillac - Co-fundadora da Congregação Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo; Santa Beatriz da Silva - Fundadora das Irmãs Clarissas Concepcionistas; São Domingos de Gusmão - Fundador da Ordem dos Pregadores (Domingos); São Leonardo Murialdo - Fundador da Congregação de São José (Josefinos); São João Batista de La Salle - Fundador dos Irmãos das Escolas Cristãs (Lassalistas).

A Vida Religiosa, através destes Santos e Santas e de muitos outros, revelou e revela traços do rosto de Deus. Através da vida em comunidade, religiosas e religiosos, seguindo as orientações de seus fundadores, procuram revelar o Deus comunhão, o Deus uno e trino - Pai, Filho e Espírito Santo - a perfeita comunidade. Os religiosos e religiosas, testemunhando em comunidade os valores do reino, seguem Jesus Cristo em sua missão, seja ela no campo da saúde, da comunicação social, da educação, seja ela na catequese, na evangelização, ou através de outros tantos serviços pastorais que ajudam a fazer deste mundo um pedaço do céu. Todos estes santos fundadores, estas santas fundadoras de famílias religiosas, certamente buscaram em suas vidas fazer a vontade de Deus. Certamente, em algum momento de seu viver, puderam igualmente cantar o refrão com o qual iniciamos esta reflexão: "Deixa a vida me levar". Todos eles, e todos os santos e santas de Deus (mesmo aqueles e aquelas que não são oficialmente reconhecidos pela Igreja como tal, mas que deixaram suas vidas serem orientadas pelo autor da vida, o Deus da Vida) a Ele rendem graças por toda eternidade. Quem sabe, num coro celestial, reforçado por todos nós que deixamos nossa vida ser levada por Deus, estão a cantar: "Sou feliz e agradeço por tudo que Deus me deu".

E Ele nos deu o mundo no qual vivemos, ele nos deu os irmãos e irmãs com os quais convivemos, Ele nos deu a vida, Ele nos deu a vocação. Sejamos dignos destes maravilhosos presentes que Deus nos concedeu. Deixemos nossa vida ser levada por Ele, de modo particular pelas luzes do seu divino Espírito. Façamos como Abraão, nosso pai na fé, que deixando sua terra seguiu rumo à terra prometida, seguiu rumo ao desconhecido, porque o Senhor lhe prometera estar com ele. Abraão recebeu o chamado, respondeu com total confiança e foi abundantemente abençoado (cf. Gn 12,1-9). Abraão lançou-se a caminho, deixou-se levar, entregou sua vida nas mãos de Javé. Abraão é mais um que, se cantor fosse, poderia repetir o refrão "deixa a vida me levar". Entregue nas mãos do Pai, ele foi feliz, foi confiante, foi fiel até o fim, deixou a Vida conduzi-lo.

Concluímos esta nossa reflexão invocando aquela que soube entregar-se sem reservas, sem temor e com total liberdade ao Deus da Vida: Maria. Ao dar o seu Sim a Deus, ao dizer "Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra" (Lc 1,38), ela deixava de lado preocupações com o futuro, deixava de lado as seguranças do passado, e num gesto de total disponibilidade entregava-se a Deus. Também ela poderia reforçar o coro neste momento e cantar: "deixa a Vida me levar". De fato, ela deixou sua vida ser levada por Deus. Deixou-se conduzir pelo Espírito, totalmente entregue àquele que dela nasceria. A Vida, que dela nasceu, é a vida que redimiu o mundo, é a vida que venceu a morte, é vida que faz a nossa ter sentido. Por isto repetimos: "deixa a Vida me levar". Façamos a nossa parte. Entreguemo-nos nas mãos do Deus da Vida, como o fez Maria nossa mãe, para que tal como sucedeu com ela também em nós, através de nós e por nós o autor da vida possa realizar grandes maravilhas. É claro, voltamos a repetir insistentemente, tudo isto só será possível se nos entregarmos sem restrição a Ele. Em outras palavras, significa fazer a santa vontade de Deus, lá onde Ele nos enviar: no mundo da educação, da ação social, da comunicação, da saúde, da evangelização, ou outro campo qualquer em que a ação fraterna e solidária seja uma urgência. Os diferentes campos de ação são justamente o que diferenciam as diversas Congregações e Ordens Religiosas. O que as une e identifica é a fraternidade, a vida em comunidade, o apego e o amor ao Deus da Vida. E isto já o proclamava no Antigo Testamento o Salmista "Vosso amor vale mais do que a vida, isto é, se nos deixarmos levar pelo amor radical ao Senhor, sem dúvida, a nossa vida vai ter pleno sentido porque estrá agarrada a Ele" (cf. Sl 63[62] 4,9). Este deixar a Vida nos levar, implica ação, implica compromisso com o próximo, implica entregar a nossa vida sem reservas, sem temor, com total disponibilidade, com muita confiança, com uma fé madura. Respondendo ao chamado de Deus desta forma, diremos a tantos outros: "deixa a Vida te levar". Assim já não seremos apenas um coro a cantar, mas formaremos uma bela sinfonia, alegre, harmoniosa e infinita que proclamará por todo o universo: "Sou feliz e agradeço por tudo que Deus me fez"!

8 comentários:

  1. Ir. Paulo,
    Amei conhecer seu blog !
    Vai ser útil!!!
    Tudo bem com voce?
    Abraço:
    Ir. Inez fdz

    ResponderExcluir
  2. Caro Ir. Paulo
    Gostei muito da idéia do blog. Há algum tempo eu tive a idéia de fazer isso, cheguei a criar o blog mas não fiz mais que isso... parabéns!
    Ir. Clovis

    ResponderExcluir
  3. Irmão Paulo,

    Enfim a era do virtual torna-se realidade no mundo vocacional lassalista. Parabéns pela iniciativa de criar um blog que fale desta busca de motivar o mundo imaterial que cada dia torna-se mais real nos milhares de blogs que circulam pelo planeta virtual. Serei um visitador com carteirinha. Frei Zelmar Antônio Guiotto, OFMcap. Porto Alegre,RS

    ResponderExcluir
  4. Irmão Paulo, o mundo virtual é a grande ferramenta que os jovens usam para a comunicação.Parabéns! A iniciativa de criar com um blog sob o tema VOCACIONAL abre o planeta virtual para se conhecer Lassale no mundo virtual. Serei um visitador de carteirinha...
    Frei Zelmar Antônio Guiotto, OFCap. Porto Alegre,RS

    ResponderExcluir
  5. Irmão Paulo Petry,
    Parabéns pelo Blog. Está ótimo!
    Deixe a vida me levar, vida leva eu: Gosto muito dessa música, mas nunca tive a curiosidade de ler a sua letra, e, pela sua natureza (pagode), imaginar que nela pudesse conter tanta riqueza espiritual. Parece que o compositor brasileiro tem sempre uma mensagem de fé guardada como hóstia, abaixo da língua. Nós brasileiros, podemos realmente dizer que "somos felizes e agradecemos, por tudo que Deus nos deu"!
    “VJNC:PS”
    Abraços,
    Valmir
    LASALLE-RJ, 05/02/2009

    ResponderExcluir
  6. Ir. Petry.

    Primeiramente quero parabenizar pelo trabalho, interessante este blog. Também pelo texto. Gostei muito desta nova visão, a vida nos levar. Acredito que se pensarmos que a vida nos leva quando traçamos objetivos nela, com certeza damos sentido à nossa existência e também ao compromisso que ela nos oferece. Bom trablho e poste mais textos interessantes. Quero aproveitar alguns para trabalhos com os jovens aqui em minha paróquia.
    Israel Augusto Cirino, vocacionado lassalista,acadêmico em pedagogia pela FAVENI.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ir. Paulo!
    A iniciativa de criar um blog além de importante se faz necessária. Acredito que o mundo virtual é uma das muitas possibilidades de contato com o jovem, cujo desejo seja abraçar o projeto de Jesus Cristo.
    Chamou-me atenção a frase retirada do evangelho de João: "Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância". Para nós seguidores de Cristo esta frase é fundamental.
    Acredito que vida, no contexto do Evangelho citado acima, não se resume à reprodução da espécie apenas, mas incide num ponto fundamental: a multiplicidade de oportunidades que devem ser oferecidas para que a pessoas possam viver melhor. Também diz respeito às inúmeras experiências criativas de vida. Entendo por experiência criativa, tudo aquilo que nos edifica e serve para sermos melhor.
    Nossa opção pelo estado de Vida Religiosa está carregada de implicações advindas da frase comentada.
    Parabéns pela iniciativa. Conte comigo neste novo empreendimento!
    Ir. Marcelo Misturini.

    ResponderExcluir
  8. Bro Irmão Paulo!
    Pelas estradas da vocação encontramos a vida muitas vezes desprovida de cuidados, mas é certo que cada vez que nos deixamos levar por uma vontade livre e consciente criaremos possibilidades viáveis para fazer nesta realidade criado por Deus uma dimensão de sua presença de amor e ternura.

    ResponderExcluir